Bioestimuladores de Colágeno em Londrina
A partir de 25 anos já diminuímos a produção de colágeno. A célula responsável pela sua produção é o fibroblasto e devido ao avanço tecnológico, temos produtos seguros para estimular essas células. Com isso elas voltam a produzir o colágeno, principalmente tipo I e II, que é tão importante para elasticidade e sustentação da face.
Existem vários tipos de bioestimuladores que podem ser divididos em duas categorias principais para facilitar o entendimento.
Fios lisos e de sustentação
Os fios lisos mais conhecidos são os fios de PDO – polidioxanona – que podem ser utilizados em qualquer região da face, mas são muito utilizados na região palpebral, que é muito delicada e não deve receber os bioestimuladores injetáveis devido a formação de nódulos. Os efeitos de firmeza na pele começam a aparecer com 15 dias e tem seu efeito máximo com 6 meses, podendo durar até dois anos.
Os fios de sustentação, além de estimular a produção do colágeno também podem ser utilizados para o efeito de lifting facial (sustentação da pele). O efeito do fio não substitui o lifting da cirurgia plástica, mas quando bem indicado o paciente tem uma melhora imediata do aspecto facial, sem cirurgia e sem precisar parar suas atividades.
O efeito de sustentação promovido é imediato, mas o estímulo de colágeno demora 15 dias para começar a aparecer, com efeito máximo em 6 meses, podendo durar até dois, pois o fio também é reabsorvível.
Os bioestimuladores injetáveis, como o PLLA (ácido poli-L-lático), hidroxiapatita de cálcio e a PCL (policaprolactona) são todos compostos de microesferas biocompatíves que vão estimular o nosso sistema de defesa e esse vai estimular o fibroblasto a produzir colágeno tipo I e II.
Qualquer bioestimulador injetável não terá efeito imediato, demora uns 15 a 30 dias para o paciente começar a ver os primeiros efeitos. O pico de efeito tende a ser com 6 meses e grande maioria dura até 2 anos. Alguns bioestimuladores estimulam tanto a produção de colágeno que também podem ter efeito de preenchimento e durar mais do que dois anos.