Aparelho metálico em Londrina

O aparelho metálico é um aparelho clássico! Os braquetes metálicos foram criados no começo dos anos 1900. Passaram por muitas modificações e evoluções e hoje são amplamente utilizados. O aparelho metálico é muito resiste e efetivo, ainda que, para alguns, a estética seja insuficiente. 

Como toda ferramenta o aparelho metálico possui suas limitações, como por exemplo projetar muitos os dentes anteriores, para isso alguns recursos adicionais podem ser utilizados como aos mini-implantes, assim, obtemos resultados mais adequados e com um menor tempo de tratamento. 

Existem dois tipos de braquete metálico, o convencional e o autoligado. A diferença entre eles é que o convencional possui uma borrachinha que segura o fio no braquete e o autoligado possui uma “tampa” metálica que segura o fio. Normalmente o autoligado é indicado em casos de dentes muitos apinhados (uns em cima dos outros). Resumindo, o aparelho metálico é um bom instrumento de tratamento com bom custo benefício.

Como funciona a colocação de um aparelho metálico?

1º Passo: Marque sua consulta com um Ortodontista. Durante a consulta suas queixas são ouvidas e seu caso começa a ser analisado. Na sequência uma documentação ortodôntica com fotos, radiografias e o escaneamento (modelo digital) é pedido. 

2º Passo: Com os dados da primeira consulta e a documentação faz-se o planejamento. Com o modelos digitais é possível mostrar ao paciente uma previsão de como ficará seu sorriso ao final do tratamento. 

3º Passo: Depois de expor ao paciente o plano de tratamento e ele concordar com que o que foi planejado vamos para consulta da colagem. Os braquetes metálicos são posicionados e “colados” nos dentes. Depois os arcos metálicos são colocados. Para finalizar o paciente pode escolher uma cor de borrachinha para colocar no seu aparelho.

4º Passo: Nos meses seguintes são feitas as manutenções do aparelho – em média uma vez por mês. Trocamos os fios e fazemos as ativações necessárias para que os dentes sejam alinhados conforme o planejamento. Devemos manter uma higiene rigorosa nessa fase para evitar o aparecimento de manchas, para isso fazemos uma limpeza em média a cada 6 meses, adequando esse intervalo entre as limpezas para cada caso. 

5º Passo: Depois de corrigida a oclusão e dentes é hora de remover o aparelho. Essa etapa não deixa manchas e é possível fazer o clareamento nessa fase.

6º Passo: Agora chegou o momento das contenções, podemos usar 2 tipos. As contenções da Align, chamadas de Viveras, que são 3 pares de placas removíveis, que o paciente substitui uma por ano. Ou podemos usar a fixa no arco inferior e removível de acetato no dentes dentes superiores.

Acompanhamentos: o ideal é fazer um limpeza a cada 6 meses, independente da contenção escolhida. A prevenção em relação à cárie e a remoção periódica do tártaro são feitas nessas consultas de acompanhamento.

Você está procurando por um Ortodontista em Londrina especialista em aparelhos metálicos

Conte com o consultório da Dra. Luiza Nascimento. Além dos aparelhos metálicos, você pode optar por aparelhos cerâmicos e também conhecer os aparelhos invisíveis da linha Invisalign* – que permitem cuidar do seu sorriso de forma quase imperceptível.

Agende sua consulta!